Alagoas, sossego à beira-mar

Alagoas, um tesouro de surpresas

Localização: Nordeste

Quando se imaginam belas faixas de areia branca, pontuadas por coqueiros e refrescadas por uma brisa vinda do mar, uma das praias nos 230 km de litoral de Alagoas é o que mais se aproxima dessa imagem. O estado oferece um litoral de mares e lagoas azuis que pode ser visitado durante todo o ano. Sendo o maior produtor de coco do Brasil, o estado conta ainda com paisagens de cortar a respiração, uma gastronomia especializada em mariscos e um dos folclores mais ricos do país.

O belo litoral moldura o cenário de águas azuis, perfeitas para a prática de snorkeling

Pacotes

FALE COM ESPECIALISTAS

Capital: Maceió

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares

Código do Estado: +55 82

Fuso horário: Horário de Brasília, mas não adere ao horário de verão

Eletricidade: 220V

Informações turísticas online: http://www.sedetur.al.gov.br/

  • O período mais indicado para visitar Maceió é no verão, quando as águas são mais cristalinas.
  • Além da cultura africana, outras culturas contribuíram para a herança cultural rica dos alagoanos. Um exemplo é o artesanato, famoso pela renda filé, originária de Portugal. Por sua vez o intrincado trançado da palha, herança dos índios, aparece nas bolas, cestas e objetos que encantam os visitantes.
  • A cultura alagoana é constituída por uma mistura rica de sons, cores e danças. As várias festas e manifestações folclóricas marcam o estado durante todo o ano. Entre as principais está o Guerreiro, uma celebração 100% alagoana que mistura elementos de diversas outras festas populares e realiza-se nas ruas, com música, canto e dança.
  • A festa de São João ocorre no período entre abril e julho, que é também o período de chuva.
  • Rica em peixes e mariscos, a cozinha alagoana tem um segredo que torna os seus pratos especiais: o leite de coco. No litoral, o Sururu de Capote (molusco extraído de lagoas e cozido, com casca, em molho de coco ou água e sal) é um dos exemplos desta gastronomia rica.
  • Não deixe de experimentar as deliciosas sobremesas produzidas no forno à lenha pelas doceiras alagoanas: pé-de-moleque, bolos de milho, macaxeira e massa puba (massa extraída da mandioca fermentada). Outra iguaria imperdível é a tapioca. Feita a partir de uma massa de goma, pode ter vários recheios e é um lanche ideal para um dia de praia.