Alagoas

SOBRE O DESTINO

Quando se imaginam belas faixas de areia branca, pontuadas por coqueiros e refrescadas por uma brisa vinda do mar, uma das praias nos 230 km de litoral de Alagoas é o que mais se aproxima dessa imagem. O estado oferece um litoral de mares e lagoas azuis que pode ser visitado durante todo o ano. Sendo o maior produtor de coco do Brasil, o estado conta ainda com paisagens de cortar a respiração, uma gastronomia especializada em mariscos e um dos folclores mais ricos do país. Além da cultura africana, outras culturas contribuíram para a herança cultural rica dos alagoanos. Um exemplo é o artesanato, famoso pela renda filé, originária de Portugal. Por sua vez o intrincado trançado da palha, herança dos índios, aparece nas bolas, cestas e objetos que encantam os visitantes.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

O estado oferece um litoral de mares e lagoas azuis, belas faixas de areia branca, pontuadas por coqueiros e refrescadas por uma brisa vinda do mar! Dono de uma beleza sem igual.

MACEIÓ

Maceió, cidade de lagoas e praias. O seu nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “O que tapa o alagadiço”. Maceió é um lugar abençoado pela natureza. “Mergulhar, no azul-piscina, do mar de Pajuçara…”. Os versos da música de um compositor alagoano convidam para um passeio a um dos roteiros mais antigos de Maceió: as piscinas naturais, que, se transformaram em um dos destinos mais badalados pelos turistas. Maceió está mais bonita para os alagoanos e para os turistas também. Essa pequena cidade nordestina é o lugar da família, dos namorados, da melhor idade, dos jovens, das crianças e de gente de todas as raças e crenças.

Maceio-2

Maceió

MARAGOGI

Chega de ficar só olhando fotos das águas azuis, dos recifes de corais, da areia branca, dos aquários naturais, dos coqueirais. Vá de corpo e alma a Maragogi, sentir na pele o sol e as águas deste Caribe Brasileiro. Conheça os rios, os manguezais, as vilas de pescadores. Saboreie um peixe bem frito à beira-mar! Maragogi é portal de entrada para a região conhecida como Costa dos Corais, formada por São Miguel dos Milagres, Paripueira, Porto de Pedras, Japaratinga e Barra do Camaragibe, bucólicas vilas de pescadores à beira-mar que juntam à pesca artesanal e à pequena agricultura a recepção calorosa aos viajantes.

NE_Maragogi0018

Maragogi

BARRA DE SÃO MIGUEL

Distante 33 km de Maceió, a cidade dispõe de excelentes meios de hospedagem, restaurantes e outros entretenimentos. O local é ideal para o lazer e descanso. Os maiores atrativos da Barra de São Miguel são as lindas praias, destacando-se às das Conchas, Niquim e do Meio, onde o mar é cortado por um paredão de recifes, ideal para refrescantes mergulhos nas tranquilas águas cristalinas. Observando o horizonte fica-se impressionado com o azul intenso do mar que se confunde com azul do céu!  Os rios Niquim e São Miguel são ricos em manguezais, e a lagoa mostra a exuberância do ecossistema.  O encontro do rio, lagoa e mar, pode ser visto do Mirante Alto de Santana, o intenso azul do oceano, ornamentado por coqueirais. Vários barcos deslizam nas águas até chegar ao destino mais procurado, a praia do Gunga, emoldurada por coqueiros a perder de vista. A praia fica localizada no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, um recanto paradisíaco que não existe igual.

NE_Smiguel0031

Barra de São Miguel

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Formada por vilarejos que circundam praias pouco visitadas, São Miguel dos Milagres preserva a tranquilidade que se mantém mesmo ao receber muitos turistas. É uma das cidades mais antigas de Alagoas e seu nome deve-se à descoberta de um pedaço de madeira por um pescador, que constatou que a peça era, na verdade, uma imagem de São Miguel. O pescador, que tinha um problema de saúde, ficou curado naquele preciso momento. A notícia espalhou-se e fez com que a cidade se tornasse conhecida como São Miguel dos Milagres.

NE_Smiguel0036

São Miguel dos Milagres

DICAS

– O período mais indicado para visitar Maceió é no verão, quando as águas são mais cristalinas.

– A cultura alagoana é constituída por uma mistura rica de sons, cores e danças. As várias festas e manifestações folclóricas marcam o estado durante todo o ano. Entre as principais está o Guerreiro, uma celebração 100% alagoana que mistura elementos de diversas outras festas populares e realiza-se nas ruas, com música, canto e dança.

– A festa de São João ocorre no período entre abril e julho, que é também o período de chuva.

– Rica em peixes e mariscos, a cozinha alagoana tem um segredo que torna os seus pratos especiais: o leite de coco. No litoral, o Sururu de Capote (molusco extraído de lagoas e cozido, com casca, em molho de coco ou água e sal) é um dos exemplos desta gastronomia rica.

– Não deixe de experimentar as deliciosas sobremesas produzidas no forno à lenha pelas doceiras alagoanas: pé-de-moleque, bolos de milho, macaxeira e massa puba (massa extraída da mandioca fermentada). Outra iguaria imperdível é a tapioca. Feita a partir de uma massa de goma, pode ter vários recheios e é um lanche ideal para um dia de praia.

Capital: Maceió

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares

Código do Estado: +55 82

Fuso horário: Horário de Brasília, mas não adere ao horário de verão

Eletricidade: 220V

Informações turísticas online: http://www.sedetur.al.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para o Alagoas, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hoteis para o Alagoas, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Maceio%20&LocationId=263980&CheckIn=19/4/2016&CheckOut=20/4/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem