Maranhão

Maranhão

O estado do Maranhão apresenta um litoral com águas transparentes e quase mornas, mangues preservados com uma fauna e flora ricas, uma grande faixa de floresta amazônica e um deserto que reserva aos turistas lagoas refrescantes, que convidam ao lazer em qualquer uma das estações do ano. O estado é muito procurado pelos turistas graças à sua imensa diversidade e belezas naturais, únicas no país. Entre as mais famosas paisagens encontra- -se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o único deserto do planeta onde estão localizadas lagoas entre dunas de areias brancas. O Maranhão começou por ser colonizado por espanhóis, mas sofreu a influência de franceses e de holandeses que tentaram tirar a posse do território aos portugueses, ajudando a criar uma mistura cultural que se evidencia na arquitetura da cidade, nos costumes e na vida cotidiana dos habitantes. O interior do estado apresenta, para além de cachoeiras e trilhos para os apreciadores do ecoturismo, roteiros recentemente desenvolvidos na região da Floresta dos Guarás. E um imenso santuário ecológico Pedra Caída, que reúne mangais, praias e estuários que podem ser visitados pelos turistas, mas estes terão de seguir rigorosas regras de preservação estabelecidas pelo governo do estado. O objetivo é garantir que estes tesouros da natureza permaneçam intactos.

O estado é muito procurado pelos turistas graças à sua imensa diversidade e belezas naturais, únicas no país. Apresenta um litoral com águas transparentes e quase mornas, mangues, uma grande faixa de floresta amazônica, e o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dono de um cenário indescritível!

Pacotes

FALE COM ESPECIALISTAS

Capital: São Luís

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado, ou Aeroporto de Tirirical

Código do Estado: +55 98 ou 99

Fuso horário: Horário de Brasília, mas não adere ao horário de verão

Eletricidade: 220V

Vacina: É recomendada a vacinação contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem

Informações turísticas online: http://www.turismo.ma.gov.br/

  • Algodão, couro, madeira, argila e até a fibra de guarimã (folha típica da região) transformam-se em arte pelas mãos dos artesãos locais que, inspirados na cultura regional, produzem esculturas, bolsas, vasos e chapéus. Alguns dos destaques deste diversificado artesanato maranhense são as peças produzidas com a palha do buriti, uma palmeira comum na região dos Lençóis Maranhenses, as peças de cerâmica e a produção de renda.
  • As festividades populares da região são ricas em tradições portuguesas, indígenas e africanas. Entre estas está o São João, uma grande festa que se realiza em várias cidades da região Nordeste. O Tambor de Crioula, uma festa de tradição africana, adquiriu o estatuto de Patrimônio Imaterial do Brasil pela Unesco, em 2007.
  • O arroz é o ingrediente mais utilizado na culinária maranhense: acompanhado de peixes e mariscos na zona litoral, e de carne de sol com macaxeira no sertão.