Maranhão

SOBRE O DESTINO

O estado do Maranhão apresenta um litoral com águas transparentes e quase mornas, mangues preservados com uma fauna e flora ricas, uma grande faixa de floresta amazônica e um deserto que reserva aos turistas lagoas refrescantes, que convidam ao lazer em qualquer uma das estações do ano. O estado é muito procurado pelos turistas graças à sua imensa diversidade e belezas naturais, únicas no país. Entre as mais famosas paisagens encontra- -se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o único deserto do planeta onde estão localizadas lagoas entre dunas de areias brancas. O Maranhão começou por ser colonizado por espanhóis, mas sofreu a influência de franceses e de holandeses que tentaram tirar a posse do território aos portugueses, ajudando a criar uma mistura cultural que se evidencia na arquitetura da cidade, nos costumes e na vida cotidiana dos habitantes. O interior do estado apresenta, para além de cachoeiras e trilhos para os apreciadores do ecoturismo, roteiros recentemente desenvolvidos na região da Floresta dos Guarás. E um imenso santuário ecológico Pedra Caída, que reúne mangais, praias e estuários que podem ser visitados pelos turistas, mas estes terão de seguir rigorosas regras de preservação estabelecidas pelo governo do estado. O objetivo é garantir que estes tesouros da natureza permaneçam intactos.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

O estado é muito procurado pelos turistas graças à sua imensa diversidade e belezas naturais, únicas no país. Apresenta um litoral com águas transparentes e quase mornas, mangues, uma grande faixa de floresta amazônica, e o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dono de um cenário indescritível!

SÃO LUÍS

Palco de grandes disputas entre franceses, holandeses, portugueses e índios, São Luís é a capital do segundo maior estado do Nordeste brasileiro. Localizada na Ilha de Upaon-Açú (Ilha Grande, na língua indígena), a cidade foi fundada por franceses liderados por Daniel de La Touche e com o apoio da população de índios, que criaram assim a França Equinocial em 1612. Foi nessa época que teve início a construção do casario colonial português do centro da cidade, um dos exemplares mais importantes deste tipo de arquitetura no país. A riqueza cultural desses edifícios chama a atenção aos visitantes que vêm até São Luís, bem como as suas praias e a diversidade das suas manifestações culturais, como o Tambor de Crioula.

NE_SaoLuis0036

Catedral da Sé - São Luís

BARREIRINHAS - PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Uma das paisagens mais belas do Brasil, os Lençóis Maranhenses oferecem aos turistas a oportunidade de observarem um ecossistema singular, onde lagoas e grandes dunas formam um cenário com uma beleza única. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses localiza-se nas margens do rio Preguiças, com lagoas cuja as águas variam entre o azul e o verde esmeralda. As mais conhecidas, e com as melhores condições para banhos tanto para adultos como para crianças, são a Bonita e a Azul, muito procuradas por quem quer descansar depois de longas caminhadas pela areia sob o sol forte do Maranhão. O Parque abrange os municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, onde fica o seu portão de entrada. Em contraste com a aparência desértica que a imensidão de areia confere ao local, a formação dessas lagoas deve-se às grandes chuvas que atingem a região durante o verão.

Lençóis-Maranhenses-3

Lençóis Maranhenses - Barreirinhas

ALCÂNTARA

Alcântara integra a Região Metropolitana de São Luis e é conhecida como “a cidade que parou no tempo”. A cidade possui um conjunto de mais de 300 construções coloniais, a maioria em ruínas, como a Matriz de São Matias, transformada em cartão-postal da cidade. A vila teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e algodão e por isso residem muitos palácios e casas antigas que pertenciam aos barões na época, exibindo grandes marcas de ostentação. Como o Palácio do Barão de Mearin, que começou a ser construído mas nunca foi concluído. A melhor maneira para chegar à cidade é pelo mar, vindo de São Luís, e a viagem dura cerca de uma hora e vinte minutos. Alcântara soube preservar muito bem sua herança maranhense, fato pelo qual as Festas do Divino e do Tambor-de-Crioula agitam a vila, os turistas e nativos nos meses de maio e agosto. A principal atração do local é a Base de Lançamento de Alcântara, sendo a segunda base de foguetes da Força Aérea Brasileira.

Lençóis-Maranhenses-3

Lençóis Maranhenses - Barreirinhas

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

O nome tem a ver com os planaltos que fazem parte do parque, uma vez que se assemelham a grandes mesas de pedra. Tem 160 mil hectares e localiza-se entre as cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz. O santuário ecológico contém dezenas de cachoeiras, paredões com pinturas rupestres, para além de uma fauna e flora riquíssimas. O espaço possibilita a prática de diversos esportes radicais, tais como trekking e rapel. Todos os passeios, visitas e práticas desportivas devem ser feitas com o acompanhamento de guias devidamente autorizados.

NE_chapada das mesas0032

Parque Nacional da Chapada das Mesas

DICAS

– Algodão, couro, madeira, argila e até a fibra de guarimã (folha típica da região) transformam-se em arte pelas mãos dos artesãos locais que, inspirados na cultura regional, produzem esculturas, bolsas, vasos e chapéus. Alguns dos destaques deste diversificado artesanato maranhense são as peças produzidas com a palha do buriti, uma palmeira comum na região dos Lençóis Maranhenses, as peças de cerâmica e a produção de renda.

– As festividades populares da região são ricas em tradições portuguesas, indígenas e africanas. Entre estas está o São João, uma grande festa que se realiza em várias cidades da região Nordeste. O Tambor de Crioula, uma festa de tradição africana, adquiriu o estatuto de Patrimônio Imaterial do Brasil pela Unesco, em 2007.

– O arroz é o ingrediente mais utilizado na culinária maranhense: acompanhado de peixes e mariscos na zona litoral, e de carne de sol com macaxeira no sertão.

Capital: São Luís

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado, ou Aeroporto de Tirirical

Código do Estado: +55 98 ou 99

Fuso horário: Horário de Brasília, mas não adere ao horário de verão

Eletricidade: 220V

Vacina: É recomendada a vacinação contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem

Informações turísticas online: http://www.turismo.ma.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para o Maranhão, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hoteis para o Maranhão, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Sao%20Luis%20&LocationId=275098&CheckIn=23/4/2016&CheckOut=24/4/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem