Mato Grosso

SOBRE O DESTINO

Localizado na região central do Brasil, o estado abrange pequenas porções de grandes atrações naturais, famosas em todo o mundo. Um terço da extensão brasileira do Pantanal é o principal ponto de atração dos turistas que visitam o estado, ao lado da Chapada dos Guimarães. Sem contar com uma significativa área inundada pelo rio Araguaia, que garante ao Mato Grosso um segundo Pantanal, graças à extensão de terras alagadas pelas águas. Além disso, e para completar, o estado abriga mais de 40 etnias indígenas, um interessante patrimônio histórico e uma gastronomia influenciada pela diversidade de recursos naturais e pela mistura cultural.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Com a sua exuberância e o seu ecossistema impressionante, 10% da Amazônia se encontra no Mato Grosso, além de um terço da extensão brasileira do Pantanal!

CHAPADA DOS GUIMARÃES

No meio de paredões de arenito em tons de vermelho e laranja, formações rochosas gigantescas, cavernas, miradouros e vales, centenas de espécies da fauna e flora do cerrado revelam-se aos olhos dos visitantes. O cenário completa-se com cascatas, rios e riachos que percorrem o diversificado relevo do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. Neste Patrimônio Natural da Humanidade, classificado pela UNESCO, está também a nascente de um dos principais componentes do Pantanal mato-grossense, o rio Cuiabá, da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Das mais de 400 espécies de animais que se encontram na Chapada dos Guimarães, encontram-se a raposinha, o gavião-tesoura e o sabiá-norte-americano, e ainda algumas espécies em perigo de extinção, como o tamanduá- -bandeira, o lobo-guará, a jaguatirica e a onça- -pintada. No interior do parque, grande parte das atrações apenas podem ser vistas após percorrer vários trilhos e na companhia de guias autorizados.

Chapada-dos-Guimarães-1

Chapada dos Guimarães

POCONÉ

A pequena cidade está localizada a 100 Km da capital Cuiabá. A cidade é a porta de entrada para se conhecer o Pantanal Norte, região possui fauna e flora muito bem preservadas. Diversos pássaros habitam o local, que é cercado pelo cerrado. O visitante é sempre bem recebido e pode apreciar o churrasco e o tererê, que fazem parte da cultura local.

CO_Pantanal0181

Pantanal Norte - Poconé

NOBRES

Situada na Serra do Tombador, Nobres preserva verdadeiras maravilhas da natureza, com rios, cascatas e grutas, algumas ainda totalmente inexploradas. A cidade proporciona aos visitantes a possibilidade de banhos em piscinas naturais, lagoas e cascatas, no meio de cardumes de peixes coloridos. No interior das grutas e cavernas, poços de água azul e cristalina são um convite irrecusável para quem percorreu os trilhos da mata. A 120 km de Cuiabá, e com pouco mais de 15 mil habitantes, o seu verdadeiro encanto está fora do perímetro urbano, onde sítios arqueológicos de grande valor científico também fazem parte do cenário, e que atestam, através das pinturas e inscrições rupestres, a antiguidade da ocupação humana na região.

Pantanal 2

Nobres

ALTA FLORESTA

A cidade de Alta Floresta está situada no norte do Mato Grosso com o portal de entrada da Amazônia. Banhada pelo rio Teles Pires, o município possui diversos e belos pontos turísticos, a maioria voltado para o ecoturismo, incluindo o próprio rio, que é um dos principais pontos de pesca esportiva no estado. A riqueza da fauna e flora de Alta Floresta são conhecidas mundialmente e atraem cada vez mais turistas que vem em busca de tranquilidade e natureza, bem como a diversidade de aves. Como local é considerado o núcleo inicial de ecoturismo da Amazônia mato-grossense e um dos melhores lugares para a prática da pesca esportiva, possui uma grande rede hoteleira composta por hotéis de selva ou à beira-rio, que oferecem uma infraestrutura especializada em atender turistas que buscam o ecoturismo.

brasil_geral2

Alta Floresta

DICAS

– O ponto forte do comércio encontra-se no artesanato local, que reúne objetos feitos em cerâmica, madeira, fibras, ossos e fios. A cerâmica típica é feita de barro cozido, num forno próprio, e inclui peças de decoração e utensílios domésticos, como potes, panelas e pratos.

– O rio Araguaia é outro ponto de atração turística no estado. As suas águas claras e praias de areia branca, que surgem ao longo do rio durante o período de estiagem, garantem aos visitantes a possibilidade de aproveitarem o sol no meio da natureza preservada da região.

– Quem visita o estado tem a possibilidade de conhecer mais de perto a cultura indígena. Algumas das aldeias permitem que os visitantes participem nas danças e cantos da tribo.

Capital: Cuiabá

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon

Código do Estado: +55 65 e 66

Fuso horário: – 1hr em relação ao horário de Brasília

Eletricidade: 110V ou 220V, dependendo da região

Informações turísticas online: http://www.sedtur.mt.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para o Mato Grosso, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hoteis para o Mato Grosso, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Cuiaba%20&LocationId=255642&CheckIn=5/5/2016&CheckOut=6/5/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem