Paraná

SOBRE O DESTINO

O Paraná é uma opção de destino para quem procura se surpreender, tanto com suas belezas naturais, quanto com sua capital bem conceituada, Curitiba. História, cultura, belezas naturais, e ecologia convivem em harmonia com a modernidade, neste estado do sul do Brasil. No oeste do Paraná, o clima quente de Foz do Iguaçu e suas maravilhosas Cataratas do Rio Iguaçu, encantam turistas do mundo todo! No outro lado do estado, está Curitiba, capital ecológica, cultural, dos parques, museus, teatros… Curitiba do clima tradicionalmente frio e imprevisível, que lhe garante um charme especial. De Curitiba, sai também um dos 10 passeios de trem mais interessantes do mundo, serpenteando a Serra do Mar, com a maior área preservada de Mata Atlântica do país. Serra abaixo, o passeio pelas cidades de Antonina, Paranaguá e Morretes, e o seu tradicional prato típico, o Barreado, não podem passar em branco. E para os amantes da natureza, a Ilha do Mel, com suas trilhas e praias paradisíacas, completam o pacote de surpresas que o Paraná oferece.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

O estado do Paraná oferece uma gama de opções de atividades para o turista, desde as grandiosas Cataratas do Iguaçu com sua beleza natural, à capital Curitiba, cosmopolita e moderna.

CURITIBA

Cosmopolita e moderna, Curitiba é um exemplo de capital. É uma das cidades com a melhor qualidade de vida do país. Bastante influenciada pela imigração europeia, a cidade é abençoada com uma diversificação cultural muito grande. Em alguns lugares você tem a nítida sensação de estar fora do Brasil. Possui uma estrutura excelente para atender os turistas, seja a negócios ou simplesmente para contemplar as inúmeras atrações que se acha por lá. Gastronomia farta e de muitos sabores, compras, natureza e organização impecável. Lá também é o local de saída de inúmeros passeios para as cidades vizinhas. Não esqueça seu casaco, mas saiba também que é difícil ficar com frio com tanta coisa pra fazer!

Morretes - Paraná

Trem Serra Verde

FOZ DO IGUAÇU

A Foz do Iguaçu é um dos símbolos do Brasil, graças ao espetáculo monumental das 275 quedas de água que formam as Cataratas do Iguaçu, distribuídas ao longo de 2,7 km na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Das 19 “grandes quedas”, três encontram-se em território brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu. Classificado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, é o habitat de diversas espécies de peixes, aves, mamíferos e borboletas. Em Foz do Iguaçu também não faltam opções para passeios, como o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras, cujo comércio diversificado e preços convidativos atraem a atenção dos visitantes. Quem procura por aventura também não se decepcionará. A Foz do Iguaçu oferece aos turistas uma mistura de encantamento e emoção com atividades como rapel, escalada, tirolesa e rafting no rio Iguaçu. O lago, formado com a construção da central hidroelétrica de Itaipu, também oferece opções de diversão com as praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques.

Paraná

Cataratas do Iguaçu

MORRETES

A bela e histórica Morretes está situada a 70 quilômetros da capital, Curitiba. E o trajeto que leva o turista até ela, já é o inicio do passeio. De carro, o viajante pode optar pela Estrada da Graciosa, sinuosa e de deslumbrante fauna e flora, com mirantes que desvendam a Serra do Mar paranaense. Outra opção é o trem que parte de Curitiba e percorre o trajeto em 4 horas, pela centenária Estrada de Ferro, com seus viadutos e túneis, cercada pela preservada Mata Atlântica, com visuais de tirar o fôlego. Um passeio no tempo que se completa ao desembarcar na histórica cidade que mantém bem preservadas suas construções centenárias e o clima de vilarejo, com calçadas, coreto e ruínas. E não se pode passar por Morretes sem provar o Barreado, iguaria típica da região. Parada gastronômica obrigatória nos belos restaurantes locais.

Parana

Trem a caminho de Morretes

ANTONINA

Ao passar por Antonina, o turista fica com a nítida impressão de que a cidade parou no tempo. Cercada de morros e pela Serra do Mar, a pequena cidade fica as margens da tranquila Baía de Antonina, e possui suas construções coloniais muito bem preservadas. A cidade em si já é uma grande viagem no tempo, e conta ainda com a estação ferroviária, construída em 1922, que hoje está desativada, funciona como espaço cultural e Centro de Apoio ao Turismo… As atrações de Antonina também passam por suas belezas naturais, a Ponta da Pita, é uma formação rochosa às margens da baía e forma um agradável local de lazer, com bons restaurantes e lanchonetes. A fronteira de Antonina com a cidade Campina Grande do Sul é o Pico do Paraná, o mais alto do sul do Brasil, com 1962 metros, roteiro obrigatório para os amantes do montanhismo. Antonina, disputa com Morretes e  Paranaguá a origem do prato típico da região, o Barreado, que é a principal iguaria dos restaurantes locais.

Trem da Serra do Mar Paranaense2

Antonina

PARANAGUÁ

Paranaguá é praticamente a capital do litoral paranaense. Sua importância econômica se deve a sua atividade portuária e também pela história. O Porto de Paranaguá é um dos principais portos de carga do país, que garante à cidade um grande fluxo de pessoas o ano todo. A Igreja Matriz, inaugurada em 1578, foi o marco zero deste povoado fundado por jesuítas e colonizadores portugueses. Sua arquitetura colonial foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional no ano de 2009. O Mercado Municipal do Café, construído em ferro fundido, o Mercado do Artesanato, as Igrejas e a antiga Rua da Praia, são a historia do local que se mistura à sua beleza natural, cercada pela Baía de Paranaguá, Patrimônio Natural da UNESCO, que reúne 4 ilhas, entre elas, a Ilha do Mel.

Trem da Serra do Mar Paranaense2

Paranaguá

ILHA DO MEL

Ilha do Mel! Tão doce quanto o nome é a sensação que se tem quando se desembarca neste paraíso do litoral paranaense. O acesso é apenas pelas embarcações que saem tanto de Paranaguá quanto de Pontal do Sul. O turista que vai à ilha do Mel pode optar por desembarcar em dois lados: na Praia das Encantadas ou em Nova Brasília. Ambas possuem belas pousadas, hosteis e campings, e a rusticidade do local só permite desvendar as belezas da ilha caminhando ou pedalando, e aconselha-se ter em mãos uma lanterna para os passeios noturnos, pois não há iluminação pública pelas trilhas. Entre as atrações de visitação obrigatória: o Farol das Conchas, de 1872, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres que foi construída em 1770 e é um dos monumentos militares mais importantes do estado do Paraná.  As demais atrações ficam por conta das belas praias e paisagens. O clima rústico e a sensação de se desligar da correria do mundo moderno, quem sabe, sejam mais alguns dos encantos da Ilha do Mel!

aérea

Ilha do Mel

DICAS

– Antes de viajar para o Paraná, principalmente para a capital, sempre dê uma olhadinha de como vai estar o clima, porque pode ser uma surpresa, e sempre traga um casaquinho.

– Foz do Iguaçu geralmente tem verões quentes e secos, conhecida por ter a terra vermelha.

– Ao visitar Curitiba, não deixe de fazer o passeio de trem pela Serra do Mar e conhecer cidades históricas encantadoras como Morretes e Antonina, lá aproveite também para comer o famoso barreado e adoçar à tarde com a bala de banana!

Capital: Curitiba

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas

Códigos do Estado: +55 41, 42, 43, 44, 45 e 46

Fuso Horário: Horário de Brasília

Eletricidade: 120V

Informações turísticas online: http://www.turismo.pr.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para Paraná, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hotéis para o Paraná, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Curitiba%20&LocationId=255767&CheckIn=25/4/2016&CheckOut=26/4/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem