Pernambuco, um estado de muitas tradições

Pernambuco

Localização: Nordeste

Pernambuco tem menos de 200 km de litoral, no entanto, é uma extensão mais do que suficiente para abrigar alguns dos cenários mais paradisíacos do Brasil: Recife, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Olinda, entre outros inúmeros locais de beleza deslumbrante.  Além disso, Pernambuco sabe preservar as suas tradições e a sua história, mantendo o seu patrimônio bem conservado para que possa ser admirado pelos visitantes que chegam de todo o mundo.

Belezas naturais, patrimônio rico em história, cultura e gastronomia: Pernambuco é surpreendente em todos os sentidos!

Pacotes

FALE COM ESPECIALISTAS

Principal aeroporto: Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes ou Aeroporto de Fernando de Noronha

Capital: Recife

Códigos do estado: +55 81 e 87

Fuso horário: Horário de Brasília, mas não adere ao horário de verão

Eletricidade: 220V

Informações turísticas online: http://www.pe.gov.br/conheca/turismo/

  • Um pouco afastado da costa de Pernambuco, surge o santuário dos golfinhos nas águas azuis e mornas de Fernando de Noronha.
  • Mais próximo à capital, Recife, pode encontrar-se Boa Viagem, um dos destinos mais tradicionais entre brasileiros e estrangeiros.  Encontra-se ainda muitos cenários paradisíacos ao caminhar pelas areias brancas de belas e animadas praias, como, por exemplo, a praia de Porto de Galinhas.
  • O carnaval de Olinda une a modernidade com as tradições e é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, que incansavelmente percorrem as suas ruelas durante uma semana ao ritmo do frevo.
  • Há 16 anos que se realiza em Pernambuco o Cine PE, um importante festival de cinema que pretende apresentar ao público novos realizadores e mostrar novos trabalhos de profissionais que se destacam nesta área. O festival realiza- -se sempre no final do mês de abril e já faz parte do calendário internacional da sétima arte.
  • Tal como a cultura, a gastronomia de Pernambuco é muito rica. Os ingredientes mais tradicionais são o coco, o caju, os mariscos, a farinha de mandioca e diversas frutas. Entre as iguarias da mesa pernambucana encontram-se o camarão no jerimum, a buchada (um prato à base dos miúdos de cabrito), as tapiocas com diversos recheios, o bolo de rolo (um tipo de torta) e a cartola, uma sobremesa à base de banana, queijo de manteiga, açúcar e canela.
  • As festas de São João realizam-se por todo o Brasil, e fazem parte da categoria das chamadas festividades juninas, assim chamadas porque se realizam durante o mês de junho.
  • Desde os bonecos de barro do Mestre Vitalino às peças em couro e às carrancas esculpidas em madeira da região do Rio São Francisco, o artesanato pernambucano é um dos grandes orgulhos dos habitantes.