Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Localização: Sul

O Rio Grande do Sul mostra uma vertente diferente da cultura brasileira e mantém quase intactas as tradições que misturam os sotaques italianos, alemães, indígenas, portugueses e espanhóis. Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva aos seus visitantes uma imensa hospitalidade nas suas montanhas frias durante o inverno, nas estâncias das pampas, onde se podem observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) e na capital Porto Alegre, sede cultural do estado.

A excelente comida, o bom vinho, a história e as paisagens inesquecíveis são alguns dos motivos para conhecer a região!

Pacotes

FALE COM ESPECIALISTAS

Capital: Porto Alegre

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho

Código do Estado: +55 51, 53, 54, 55, dependendo da região

Fuso horário: Horário de Brasília

Eletricidade: 110V ou 220V, dependendo da região

Informações turísticas online: http://www.turismo.rs.gov.br/

  • Os imigrantes alemães e italianos trouxeram as suas próprias culturas, que são, até hoje, uma fonte de inspiração para o Rio Grande do Sul. No caso dos italianos, a cultura do vinho encontrou uma terra fértil na região, tornando-se numa grande fonte de rendimento: a Rota dos Vinhedos pela Serra Gaúcha, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, entre outras regiões, que permitem a realização do turismo enológico. Gramado e Canela são as principais atrações da Rota Romântica, onde o chocolate, o frio e os itinerários por parques e pequenas cidades são uma garantia de passeios agradáveis.
  • Gastronomia gaúcha: A qualidade e a variedade de oferta são dois pontos fortes na culinária gaúcha. Os traços multiculturais da sua gastronomia são a herança das várias etnias que colonizaram a região.
  • As vitiviniculturas gaúchas oferecem uma atividade que muitos turistas apreciam em particular os que têm interesse em enologia: cursos e workshops rápidos sobre a produção e prova de vinhos.
  • Ao visitar Gramado os turistas têm a oportunidade de observar os mestres vidreiros em atividade, além de assistir a uma apresentação que narra a história do cristal e envolve o público no processo de produção.