Rio Grande do Sul

SOBRE O DESTINO

Rio Grande do Sul mostra uma vertente diferente da cultura brasileira e mantém intactas as tradições que misturam os sotaques italianos, alemães, indígenas, portugueses e espanhóis. Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva aos seus visitantes uma imensa hospitalidade nas suas montanhas frias durante o inverno, nas estâncias das pampas, onde se podem observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) e na capital Porto Alegre, sede cultural do estado. Os imigrantes alemães e italianos trouxeram as suas próprias culturas, que são, até hoje, uma fonte de inspiração para o Rio Grande do Sul. No caso dos italianos, a cultura do vinho encontrou uma terra fértil na região, tornando-se numa grande fonte de rendimento: a Rota dos Vinhedos pela Serra Gaúcha, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, entre outras regiões, que permitem a realização do turismo enológico. Gramado e Canela são as principais atrações da Rota Romântica, onde o chocolate, o frio e os itinerários por parques e pequenas cidades são uma garantia de passeios agradáveis.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

A excelente comida, o bom vinho, a história interessante e as paisagens inesquecíveis são alguns dos motivos para conhecer a região!

BENTO GONÇALVES

Rodeados por montes, colinas, vales e rios, são 24 os municípios que integram a rota Uva e Vinho. O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que se destaca pelo legado dos imigrantes italianos e pela produção do vinho fino, que é o único do país a apresentar o Selo de Denominação de Origem. O Vale Trentino, localizado na fronteira dos municípios de Farroupilha e Caxias do Sul, também tem videiras cultivadas com o típico sotaque véneto dos imigrantes venezianos que se instalaram na região. Na Rota dos Espumantes em Garibaldi, os turistas podem provar o champanhe produzido segundo os métodos charmat e champenoise, e também visitar as seis empresas vinícolas do município para mais detalhes sobre esta rica e longa tradição. As cidades que integram a rota oferecem boas opções de estadia em hotéis, pousadas e em pequenos spas de vinho, ideais para passeios a dois. A prova de vinhos nas vitiviniculturas da região é uma das atividades mais procuradas pelos visitantes.

Chile---Vinhos-3

Vinícola

CANELA

Repleta de flores durante todo o ano, com ipês amarelos e roxos, lírios, azáleas e hortênsias com cores inesquecíveis, a Rota Romântica integra 13 cidades situadas entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha. Estas regiões têm em comum a influência alemã dos colonos que ali se estabeleceram no século 19. O passeio apresenta casas em estilo bávaro e enxaimel, onde as festas populares com muita cerveja, as feiras de artesanato e as apresentações de grupos folclóricos são apenas algumas das atrações. Os cafés coloniais são uma das opções de gastronomia mais procuradas. Partindo de São Leopoldo e terminando em São Francisco de Paula, o itinerário para as caminhadas passa por diversas cidades. As baixas temperaturas também são uma atração da região, que podem descer abaixo de zero durante o inverno em algumas cidades.

SU_SerraGaucha0567

Catedral Nossa Senhora de Lourdes - Canela

GRAMADO

Com forte influência alemã, Gramado é uma cidade cheia de charme e romantismo. Ela possui todos os elementos de uma cidade europeia: flores e jardins, arquitetura enxaimel, o clima frio e a culinária típica germânica. Com 34 mil habitantes, a cidade possui uma excelente estrutura turística. A alta temporada acontece em julho e agosto, quando a população da cidade aumenta muito.

Brasil---Gramado-1

Igreja Matriz São Pedro - Gramado

DICAS

– Gastronomia gaúcha: A qualidade e a variedade de oferta são dois pontos fortes na culinária gaúcha. Os traços multiculturais da sua gastronomia são a herança das várias etnias que colonizaram a região.

– As vitiviniculturas gaúchas oferecem uma atividade que muitos turistas apreciam em particular os que têm interesse em enologia: cursos e workshops rápidos sobre a produção e prova de vinhos.

– Ao visitar Gramado os turistas têm a oportunidade de observar os mestres vidreiros em atividade, além de assistir a uma apresentação que narra a história do cristal e envolve o público no processo de produção.

Capital: Porto Alegre

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho

Código do Estado: +55 51, 53, 54, 55, dependendo da região

Fuso horário: Horário de Brasília

Eletricidade: 110V ou 220V, dependendo da região

Informações turísticas online: http://www.turismo.rs.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para o Rio Grande do Sul, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hoteis para o Rio Grande do Sul, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Porto%20Alegre%20&LocationId=270169&CheckIn=27/4/2016&CheckOut=28/4/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem