Tocantins

SOBRE O DESTINO

O mais recente estado entre as 27 unidades federativas do Brasil, Tocantins foi separado de Goiás em 1988 e marca a divisão entre a região Centro-Oeste e Norte, onde o Cerrado e a Floresta Amazônica se encontram. Desde o século 18, é conhecida a riqueza da região em reservas de ouro. O declínio da produção de ouro e a descoberta de uma área de extração, em Minas Gerais, fizeram com que a região entrasse num processo de despovoamento e estagnação. A restante população optou por ir viver para o interior do estado dando início à produção agrícola e à criação de gado. Esta produção agropecuária, que inicialmente tinha tido como objetivo a subsistência, constitui hoje uma importante fonte de receita para o estado de Tocantins. Desde então, o estado recebeu nas suas terras muitos paulistas, mineiros e gaúchos, o que resultou numa mistura cultural única e diferente do restante Brasil. É um dos poucos locais no país onde o Sul e o Norte se encontram, e se misturam criando uma nova tradição de cultura e gastronomia. O artesanato local também evidencia a mistura dessas tradições: do couro manuseado pelos gaúchos, à palha e à madeira transformados em objetos de arte, as lojas das cidades são preenchidas com diferentes peças de uso doméstico ou ornamental. O turismo é uma das atividades que mais tem se desenvolvido ao longo dos anos no Tocantins. Com uma grande área de preservação – cerca de 2 milhões de hectares em território preservado para populações nativas e dois imensos parques nacionais, Cantão e Jalapão –, o estado tem vindo a aumentar a sua infraestrutura turística para atrair cada vez mais visitantes.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

O Tocantins marca a divisão entre a região Centro-Oeste e Norte, onde o Cerrado e a Floresta Amazônica se encontram. É um dos poucos locais no país onde o Sul e o Norte se misturam criando uma nova tradição de cultura e gastronomia.

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO

Ainda não descoberto pelo turismo de massa, o Parque Estadual do Jalapão tem-se tornado num dos maiores destinos para os aventureiros no Brasil, graças à combinação entre planaltos, dunas cascatas, em meio as áreas preservadas da transição entre o cerrado e a caatinga. O Parque pode ser visitado durante o ano todo: entre dezembro e março, na época das chuvas, quando as eventuais chuvadas não chegam a interferir com os passeios e até são refrescantes no calor e durante o inverno, na época mais seca, quando os turistas poderão ter noites com temperaturas que descem até aos 13 °C. Espécies típicas do Cerrado, como a onça- pintada, o tamanduá-bandeira e o veado-campeiro, poderão eventualmente ser avistados na região. Localizado na zona leste do Tocantins (fronteira com a Bahia, o Maranhão e o Piauí), o parque abrange oito municípios: Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Teresa do Tocantins e São Félix do Tocantins. Mateiros é conhecida como a capital do Jalapão, mas a estrutura turística ainda é pequena. Na cidade não existem agências bancárias, correios ou postos de saúde. Existem poucas opções de estadia e para alimentação.

NO_Jalapao0083

Jalapão

PALMAS

Palmas, atual capital do Tocantins, passou a ser construída do zero nos moldes de Brasília, pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, e a partir daí começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. No dia 1° de janeiro de 1990 é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, pois antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual. A cidade é a capital menos populosa do Brasil, com 265.409 habitantes mil habitantes e uma infra-estrutura que não deixa a desejar, além de uma arquitetura moderna e arrojada. As frentes das casas são arborizadas e as ruas largas, com floridos canteiros ao centro, em especial as avenidas JK e Teotônio Segurado, que cortam Palmas de Leste-Oeste e Norte-Sul.

NO_Palmas0057

Palmas

DICAS

– O capim dourado é o símbolo da região. A partir desta matéria-prima, as habilidosas mãos dos artesãos confecionam diversas peças: bijuterias, cestas, porta-moedas, suportes para utensílios, enfim, o que a imaginação do artesão ditar é possível tecer com o material.

– O estado é muito quente, portanto, viaje com roupas leves, chapéus, bonés e protetor solar.

Capital: Palmas

Principal Aeroporto: Aeroporto de Palmas – Brigadeiro Lysias Rodrigues

Código do Estado: +55 63

Fuso horário: Mesmo horário de Brasília, mas não adere o horário de verão

Eletricidade: 220V

Vacina: É recomendada a vacinação contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem

Informações turísticas online: http://turismo.to.gov.br/

PACOTES

A BWT Operadora oferece diversos pacotes para o Tocantins, confira a lista:

HOTEIS

A BWT Operadora oferece diversos hoteis para o Tocantins, confira a lista:

https://www.bwtoperadora.com.br/transacional/masterpricer?SearchType=Hotel&Location=Palmas%20&LocationId=267591&CheckIn=29/4/2016&CheckOut=30/4/2016&Rooms=1&Adults=1&Children=0&ChildAges=&HotelName=

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem