1º Dia - Chegada - Petrolina
Chegada em Petrolina, recepção pela nossa equipe e transfer até a cidade de São Raimundo Nonato; Hospedagem em São Raimundo Nonato.
2º Dia - Circuito da Serra Branca - Circuito do Perna - Baixão das Andorinhas
Café da manhã; Após café da manhã, deslocamento de 40 km até a chegada até a Serra Branca, onde iniciaremos trilha conhecendo o olho d'água (única fonte de água para os moradores que habitavam ali antes da criação do Parque). Em seguida visitaremos os sítios históricos e locais onde os maniçobeiros que viviam no parque (povos que extraem o látex de uma planta chamada maniçoba, importante fonte de renda da época). Aqui visitaremos os Sítios com uma grande quantidade de pinturas. Parada para um lanche de trilha. Em seguida, deslocamento até o Circuito do Perna, local onde se encontram alguns sítios com várias pinturas do cotidiano do povo que vivem naquela época. No final da tarde, visitamos o Baixo das Andorinhas, local onde contemplamos a bela vista de um cânion e poderá ser visto a revoada das andorinhas. Hospedagem em São Raimundo Nonato.
3º Dia - Trilha Hombu - Boqueirão da Pedra Furada
Café da manhã. Após café da manhã, deslocamento de 30 km até a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita a casa da família Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar na região). Em seguida, percorremos por sítios arqueológicos com várias pinturas e também poderemos observar a vegetação local que sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos encontrados ali. Parada para almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida típica local. Após, visitaremos o Museus da Natureza e em seguida o Boqueirão da Pedra Furada, onde há alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do parque). Ao final da tarde, ida até o Centro de visitantes para aguardar a chegada da noite para uma visita noturna ao "Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada", um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Hospedagem em São Raimundo Nonato.
4º Dia - Desfiladeiro da Capivara - Cerâmica - Sítio do Meio - Museu do Homem Americano
Café da manhã; Após café da manhã, saída por 42 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar na região. Neste circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela "Toca Encantada" do Pajaú, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que datam 12.000 anos e retratam o cotidiano dos povos que viveram nesta região. Passando pela "Toca do Inferno" com exuberante beleza natural e logo após visitaremos a "Toca do Barro", abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observamos algumas pinturas. Após, visitaremos a "Toca do Papagaio", primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde durante uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 anos e outro de 8.760 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho e parada para almoço. Continuação com visita a fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. A parte da tarde, visitamos o Circuito do Sítio do Meio, grande abrigo sobre a rocha, onde durante as escavações foram encontrados uma machadinha de pedra polida da data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos. Após, visitamos o Museu do Homem Americano. Hospedagem em São Raimundo Nonato.
5º Dia - Petrolina - Retorno
Café da manhã; Em horário previamente estabelecido, transfer ao aeroporto com embarque em voo de retorno; Fim dos nossos serviços.