Sustentabilidade

Estratégia de atuação da empresa

A visão sustentável é uma das premissas da BWT Operadora. Desde a sua fundação, em 1996, e empresa investe em boas práticas relacionadas ao meio ambiente e ao capital humano envolvido na operação, como funcionários, fornecedores e clientes.
Investir em sustentabilidade, além de gerar relevância para a marca, mostra o seu comprometimento com a defesa dos recursos naturais do planeta e com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade do entorno (Curitiba e região). A consciência sustentável é uma necessidade global e a companhia e equipes desejam, genuinamente, fazer parte deste movimento.

Nossos Projetos

Better World Together

O Projeto “Better World Together” da BWT Operadora foi lançado em 2015 e consiste, prioritariamente, em promover a cultura da sustentabilidade ambiental e social. Por meio, entre outros, da destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável, as inovações adotadas hoje impactam diretamente cerca de 100 colaboradores com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis na limpeza de nossas instalações, até parceria na campanha de Doação de Órgãos, passando por sistema de captação de água da chuva para a lavagem de toda a nossa área externa e participação em projetos e apoio a ações sociais como passeio mensal com crianças de escolas ou instituições beneficentes de Curitiba e região, possibilitando o acesso à cultura e ao turismo.

Print

Respeite Seu Planeta

Desenvolvido e implementado em 2016 pela BWT Operadora de Turismo, companhia da holding Higi Serv e sediada em Curitiba (PR), o Projeto “Respeite seu Planeta” é bem mais que uma simples ação voltada aos conceitos tradicionais de sustentabilidade. A iniciativa, além de promover a consciência ambiental, visa fomentar boas práticas relacionadas à qualidade de vida e bem-estar junto a todos os seus stakeholders e, sobretudo, beneficiar a comunidade de Curitiba e região, tanto promovendo a cultura e turismo locais quanto agregando novas fontes de renda.

02

Ações realizadas e resultados obtidos

1. Ações ambientais da iniciativa e os resultados alcançados

O Projeto “Respeite o seu Planeta”, nasceu focado na destinação e no descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e o uso de voucher de material já reciclável.  As inovações implementadas já impactam atualmente em cerca de 100 colaboradores, com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis para a limpeza das instalações da organização, passando por um sistema de captação de água da chuva (cisterna com capacidade para 30 litros de água), que é direcionada para a lavagem de toda a área externa da empresa (1.500 metros). A utilização da cisterna já gera uma economia de 40% do volume de água utilizado pela empresa e redução de 70% da impressão de voucher na empresa. Ganho para o meio ambiente e para a empresa.

0304

A BWT Operadora ainda envia, por mês, aproximadamente 100Kg de materiais de trabalho para o programa EcoCidadão Paraná, associação de recicladores de Morretes (PR), que tem hoje a empresa como sua única fonte de renda e sobrevivência.

050607

Em 2016, a companhia, inspirada em uma iniciativa pioneira apresentada pela Braztoa, na Alemanha, também agregou ao projeto a iniciativa Horta Sustentável. O espaço, instalado no saguão da Serra Verde Express, empresa também pertencente à holding Higi Serv e que apoia a ação, permite o cultivo de chás, temperos e hortaliças pequenas, como alface, agrião, rúcula, couve, escarola e cenoura, destinados ao consumo dos próprios colaboradores.

O objetivo primordial da Horta Sustentável é disseminar práticas que estimulem o engajamento em causas relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida. A BWT Operadora acredita que o cultivo de um alimento, além de fazer com que o indivíduo tome contato com os valores da terra, faz com que ele repense os hábitos sedentários adotados ao longo da vida e assim consiga atingir a plenitude em saúde e qualidade de vida.

E para que a ação atinja os objetivos propostos, o cultivo da horta será coordenado por um profissional especializado em jardinagem, que prestará assessoria completa e treinamento aos colaboradores, com visita bimestral durante os 12 primeiros meses de plantio. A iniciativa ainda prevê o convite de fornecedores locais de insumos, mudas, ferramentas e outros materiais, que podem participar como apoiadores da ação, o que gerará renda e publicidade para a comunidade local.

08

Outra frente que integra o projeto é a Celebração do Dia da Árvore. A ação, realizada no último dia 21 de setembro, contou com a distribuição de 150 mudas de árvores das espécies Saboneteira e Ipê Roxo, atingindo a comunidade de Curitiba e região, além de turistas de outros destinos durante o embarque no trem de turismo da Serra Verde Express. Com o questionamento “Você condenaria seu filho a viver em uma estufa”, a comemoração da data se revelou um alerta importante sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente.

09

Ação Dia da Árvore (21 de setembro), com divulgação do nosso Site Sustentável e distribuição de 150 mudas de árvores das espécies Saboneteira e Ipê Roxo, atingindo a comunidade de Curitiba e região.

10

2. Ações socioculturais da iniciativa e os resultados alcançados:

Participação ativa da companhia no Movimento Outubro Rosa. A BWT Operadora, a Serra Verde Express e o Instituto Humsol (instituição não-governamental, responsável por organizar a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama), se uniram em prol desta causa, visando a conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no mundo.

Como parte das atividades, no último dia 1º de outubro, um grupo de 48 mulheres apoiadas pelo Instituto Humsol já realizou uma viagem pela Serra do Mar, saindo de Curitiba e indo até Morretes por conta da ação. Na ocasião, a Esal Flores, também parceira da campanha, distribuiu 150 rosas colombianas para as participantes, durante o embarque do trem na plataforma da Serra Verde Express.

Além disso, no dia 22 de outubro, em parceria com o SESC, os realizadores da campanha promoveram mais de 300 exames preventivos ao câncer (como Papanicolau, PSA e mamografia), em uma carreta especialmente equipada para esse atendimento, que ficará estacionada na oficina da Serra Verde. Funcionárias da holding e mulheres apoiadas pelo Instituto terão acesso aos exames.

1314

1112

No dia 04/10/2016 foi realizada a 3º edição do projeto social “Trem das Crianças”, este ano contemplamos 150 crianças carentes de 06 a 14 anos de idade para um passeio beneficente no Trem da Serra do Mar Paranaense que inclui o passeio de Trem Curitiba-Morretes-Curitiba, almoço, entrega de brinquedos, camisetas. A BWT Operadora e Serra Verde Express contou com o apoio do IPCC, Nutrimental, Restaurante SVE, Latco, Multiloja.

1516

Realização da Gincana do Bem, campanha do agasalho realizada com colaboradores e que arrecadou 2080 peças de vestuário e calçados.

1718

3. Incentivo ao Turismo Sustentável:

BWT Operadora Sport Fishing, departamento, criado a partir de uma parceria BWT Operadora e Labadee Sport Fishing, empresa especializada em planejamento de programação de pesca esportiva, dentro de seu escopo de trabalho, ainda tem como objetivo apresentar novos roteiros para a prática da atividade de forma personalizada, em expedições que partem de todo o Brasil e do exterior para o pesqueiro, onde o praticante recebe informações sobre o local e dicas específicas.

Estudo revelou que os problemas ambientais e de gestão dos recursos pesqueiros impactam negativamente na produção e na renda auferida pelas famílias pescadoras artesanais, forçando o abandono da pesca. Portanto, com o aumento da “pesca esportiva” a comunidade tem uma renda extra, por meio da culinária, artesanato e serviço de guia local.

19

Inovação no Turismo

Como principal resultado das ações realizadas, destacamos a promoção da cultura da sustentabilidade ambiental e social, com a conscientização da equipe, estudantes, parceiros, turistas e demais integrantes das comunidades envolvidas.