Sustentabilidade

Práticas de desenvolvimento sustentável

A visão sustentável é uma das premissas da BWT Operadora. Desde a sua fundação, em 2011, a empresa investe em boas práticas relacionadas ao meio ambiente e ao capital humano envolvido em suas operações, como colaboradores, fornecedores e clientes.

Investir em sustentabilidade, além de gerar relevância para a marca, demonstra comprometimento com a defesa dos recursos naturais do planeta e com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade em que está inserida (Curitiba e região). A consciência sustentável é uma necessidade global e a empresa e suas equipes desejam, genuinamente, fazer parte deste movimento.

Better World Together

Pensando nisso, em 2015, a BWT Operadora criou o Projeto Better World Together, que visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada no mesmo ano.

Desde a sua criação, o projeto já conta com a implementação de mais de 15 iniciativas, atendendo às seguintes áreas contempladas pelos ODS:

Conheça algumas das ações já implantadas e desenvolvidas pelas BWT Operadora, em parceria com a Serra Verde Express e demais empresas da HS Holding:

Ações ambientais

+ Reaproveitamento da água da chuva: A empresa conta com um sistema de captação de água da chuva (cisterna com capacidade para 30 litros), que é direcionada para a lavagem de toda a área externa da propriedade (1.500 metros). A utilização da cisterna gera uma economia de 40% do volume de água utilizado pela empresa.

+ Reciclagem e reaproveitamento de materiais: Em seus escritórios, a BWT Operadora adotou o papel reciclado para confecção de seus vouchers e instituiu como prática a reutilização de papéis. Além disso, também realizou campanhas de conscientização em relação à utilização de copos plástico, presenteando seus colaboradores com copos não descartáveis.

+ EcoCidadão Paraná: O material reciclável não reaproveitado dentro da própria empresa é enviado ao programa EcoCidadão Paraná, associação de recicladores de Morretes (PR), que tem hoje a empresa como sua única fonte de renda e sobrevivência. Mensalmente, são aproximadamente 100kg de materiais destinado à instituição.

+ Horta sustentável: Inspirada em uma iniciativa pioneira apresentada pela Braztoa na Alemanha, a empresa criou a Horta Sustentável, uma iniciativa que permite o cultivo de chás, temperos e hortaliças de pequeno porte destinadas ao consumo dos próprios colaboradores.

+ Celebração ao Dia da Árvore: Para alertar sobre o perigo do efeito estufa, foi promovida uma ação de conscientização com o seguinte questionamento: “Você condenaria seu filho a viver em uma estufa?”. O slogan foi acompanhado da distribuição de 150 mudas de árvore das espécies Saboneteira e Ipê Roxo, atingindo turistas de Curitiba e outras localidades durante o embarque no trem de turismo da Serra Verde Express.

+ Ecobarreiras: Com o objetivo de colaborar com a recuperação e a zeladoria dos córregos urbanos, a BWT Operadora instalou duas ecobarreiras em cursos d’água que passam dentro de sua propriedade: o Rio Belém e o Rio Ivo. O dispositivo retém resíduos sólidos que são indevidamente jogados em dois dos mais importantes rios da capital paranaense, permitindo que todo o lixo acumulado seja retirado, triado e encaminhado ou para o programa de reciclagem EcoCidadão, previamente mencionado, ou para o descarte adequado.

+ Selo site sustentável: Quem visualiza o site da empresa gera plantio de árvores para neutralização de CO2. Isso acontece desde 2015, quando foi implantado o selo “Site Sustentável” em suas plataformas digitais.

Ações socioculturais

+ Outubro Rosa: A BWT Operadora e a Serra Verde Express aderem ao movimento que visa conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Anualmente um passeio de trem no trecho Curitiba-Morretes é ofertado a mulheres que são ou já foram vítimas da doença, com o intuito de gerar um momento de lazer e descontração para as mesmas. Ao longo dos anos contamos com parceiros como SESC, Esal Flores e Fecomércio/Câmara da Mulher para viabilizar outras ações como: a realização de 300 exames preventivos, como Papanicolau, PSA e mamografia, em uma carreta móvel especialmente equipada para esse tipo de atendimento; a doação de 2% do valor arrecadado com a venda dos pacotes de trem durante o mês de outubro para as entidades Humsol e Amigas da Mama.

+ Trem do Natal: Todos os meses de dezembro, as empresas da holding Higi Serv se juntam para proporcionar um dia para lá de especial para crianças carentes e em situação vulnerabilidade social de Curitiba e Região Metropolitana. O Trem do Natal engloba o passeio de trem de Curitiba-Morretes, almoço típico em Morretes com barreado, presença de Papai Noel, distribuição de presentes, entre outras atividades. Até o momento, mais de 5.500 crianças já foram contempladas com a iniciativa.

+ Trem das Crianças e Trem dos Idosos: Entre crianças e idosos,  mais de 10.000 pessoas provenientes de instituições sociais, ONGS de Curitiba, Região Metropolitana e Morretes, já participaram ações sociais que visam proporcionar um dia incrível sobre os trilhos de uma ferrovia cheia de histórias, percorrendo o trecho de Mata Atlântica mais preservada do Brasil.

+ Vagão da Cultura: Ainda em conjunto com a Serra Verde Express, a BWT Operadora desenvolveu um programa de empréstimos de livros gratuitos, para públicos de todas as idades, na Oficina de Trens. O vagão recebe visita de diversas escolas, com agendamento prévio, onde as crianças, além de conhecerem o vagão, assistem a uma palestra sobre a história da ferrovia, a biologia da Mata Atlântica, noções de ecologia e de preservação do patrimônio histórico.

+ Campanhas de Doação: Em diferentes ocasiões, a empresa mobiliza seus colaboradores e parceiros para doações de brinquedos, livros, agasalhos e calçados para causas, comunidades e instituições necessitadas.

Incentivo ao Turismo Sustentável:

+ BWT Operadora Sport Fishing: Uma parceria entre a BWT Operadora e a Labadee Sport Fishing, empresa especializada em planejamento de programação de pesca esportiva, busca apresentar novos roteiros para a prática da atividade de forma personalizada, em expedições que partem de todo o Brasil e do exterior para o pesqueiro. Um estudo revelou que os problemas ambientais e de gestão dos recursos pesqueiros impactam negativamente na produção e na renda auferida pelas famílias pescadoras artesanais, forçando o abandono da pesca. Portanto, com o aumento da “pesca esportiva” a comunidade tem uma renda extra, gerada por meio da culinária, artesanato e serviço de guia local.

Como principal resultados das ações realizadas, destacamos a promoção da cultura da sustentabilidade ambiental e social, com a conscientização da equipe, estudantes, parceiros, turistas e demais integrantes das comunidades envolvidas.