1º Dia - Chegada - Petrolina
- Chegada em Petrolina, recepção pela nossa equipe e transfer até a cidade de São Raimundo Nonato; Hospedagem em São Raimundo Nonato.
2º Dia - Serra Branca - Sítio João Pimenta - Baixão das Andorinhas
- Café da manhã; Saída com deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque).
- Em seguida visitaremos sítios históricos e locais onde os maniçobeiros (povos que extraiam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era uma importante fonte de renda naquela época) viveram antes do Parque. Parada para o lanche de trilha.
- E em seguida, deslocamento até o Sítio João Pimenta, área ao lado ao parque com um projeto de preservação para contemplação com vista panorâmicas para dezenas de Cânions. No final da tarde, visitaremos o “Baixão das Andorinhas” local de contemplação de um cânion e com possibilidade de assistir a revoada das andorinhas.
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
3º Dia - Trilha Hombu - Boqueirão da Pedra Furada - Iluminação
- Café da manhã; Saída por cerca de 30 km até a chegada a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita a casa da família de Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar à região). Em seguida, percorremos uma trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, onde poderemos observar a vegetação local que sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Parada para o almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida típica local.
- Após o almoço visitamos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde encontram-se alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque).
- Ao final da tarde deslocamento ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite para uma visita noturna ao “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada”, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio maisantigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos).
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
4º Dia - Grotão da Esperança - Caldeirão dos Rodrigues - Museu do Homem Americano
- Café da manhã; Saída com deslocamento de 35 km até o início da trilha. Nessa manhã percorreremos 9 km com desnível que chega a 170 metros. Iniciaremos passando por pequenos sítios arqueológicos até chegar ao Grotão da Esperança (vista panorâmica).
- Em seguida, caminharemos até o Circuito do Caldeirão dos Rodrigues, onde visitaremos alguns sítios, entre eles a “Toca do Caldeirão dos Rodrigues”, um dos principais sítios do Parque e observação de um conjunto de pinturas belíssimas e bem visíveis. Nesse abrigo foi realizado uma escavação onde encontraram fogueiras que datam de 18.000 anos. Parada para almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida típica local.
- À tarde, visitamos o Museu do Homem.
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
5º Dia - Desfiladeiro da Capivara - Cerâmica – Museu da Natureza
- Café da manhã; Saída para o 4° dia de passeio com deslocamento de 42 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local.
- Logo após visitaremos a “Toca do Barro” , abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observamos algumas pinturas. Em seguida, percorremos uma trilha de aproximadamente 2 km com desnível que chega a 50 metros, passando pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontra 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a “Toca dos Veadinhos Azuis”.
- Após visitaremos a “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde após uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho onde teremos a parada para o almoço.
- Após, visita a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara.
- À tarde, visitaremos o Museu da Natureza onde ficaremos até o final da tarde.
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
6º Dia - Baixão das Mulheres - Invenção – Sítio do Meio
- Café da manhã; Deslocamento de 30 km até a guarita que dá acesso ao Circuito do Baixão das Mulheres e o Circuito da Invenção. Pela manhã percorremos uma trilha de nível médio onde conheceremos esses dois circuitos, a caminhada pela manhã favorece a luz nos paredões rochosos com suas cores variadas que podem chegar a mais de 150 metros. Além dessa beleza teremos visitas a vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres, entre eles a toca da invenção, local esse utilizadocomo sítio escola para os alunos de arqueologia. Parada para almoço na comunidade Sítio do Mocó.
- A tarde visitaremos o Circuito do Sítio do Meio, ele é um dos maiores e mais importantes Sítios de nossa região, as escavações nele realizadas levaram os arqueólogos a encontrar vários vestígios deixados pelos homens que ali ocuparam a mais de 9 mil anos, entre esses vestígios temos fogueiras, peça de pedra polida e uma cerâmica.
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
7º Dia - Serra das Confusões
- Café da manhã; Após o café da manhã, saída em direção a cidade de Caracol por cerca de 100 km (principal cidade de entrada do parque) e iniciamos a visitação aos aos principais atrativos. O primeiro será a trilha Cores da Caatinga com 4 km de caminhada ida/volta onde observamos a vegetação local e geologia com algumas vistas panorâmicas. Em seguida passamos na Janela do Sertão com sua vista maravilhosa.
- Parada pro lanche de trilha em seguida iremos conhecer o principal atrativo que é a Gruta do Riacho dos Bois, uma fenda em uma rocha de formação de arenito com mais de 1 km de comprimento e em alguns pontos com mais de 50 metros de altura. Esse local já era frequentado por aventureiros desde antes da criação do Parque (criado em 1998).
- Hospedagem em São Raimundo Nonato.
8º Dia Petrolina - Retorno
- Café da manhã; Em horário previamente estabelecido, transfer ao aeroporto com embarque em voo de retorno; Fim dos nossos serviços.